ISO 9001:2015
- Wemerson Campos
- 28 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Vamos falar de ISO 9001 versão 2015?

Com mais de 1,1 milhões de certificados emitidos em todo o mundo, a ISO 9001 ajuda as organizações a demonstrar aos seus clientes que elas podem oferecer produtos e serviços de forma consistente e de boa qualidade. A ISO 9001 também atua como uma ferramenta para agilizar seus processos e torná-los mais eficientes no que fazem.
As versões anteriores da ISO 9001 foram bastante prescritivas, com muitos requisitos para procedimentos documentados e registros. Nas edições de 2000 e 2008, a concentração foi mais no gerenciamento de processos, e menos na documentação.
Agora parece ter ido um pouco mais longe, e ISO 9001:2015 é ainda menos prescritiva do que sua antecessora, concentrando-se sobre o desempenho. Isto é uma combinação da abordagem de processo com o pensamento baseado no risco, e empregando o ciclo Plan-Do-Check-Act em todos os níveis da organização.
Agora parece ter ido um pouco mais longe, e ISO 9001:2015 é ainda menos prescritiva do que sua antecessora, concentrando-se sobre o desempenho. Isto é uma combinação da abordagem de processo com o pensamento baseado no risco, e empregando o ciclo Plan-Do-Check-Act em todos os níveis da organização.
O padrão foi desenvolvido pela ISO / TC 176 / SC 2, cujo secretariado é assegurado pela BSI, membro da ISO para o Reino Unido.
A certificação de um sistema de gestão da qualidade é atualmente um requisito essencial para as empresas que desejam escoar seus produtos em um contexto de mercado globalizado através de melhoria de seu desempenho. Atualmente, isso é um fator determinante de competitividade para empresas de todos os perfis, inclusive para aquelas de médio e pequeno porte.
Cada vez mais, os clientes esperam que a sua organização atenda aos mais altos padrões de produtos e serviços. Colocar o cliente em primeiro lugar é princípio fundamental de qualquer negócio. Um meio de demonstrar o seu compromisso com a qualidade do produto e serviço é com a certificação do sistema de gestão da qualidade pela ISO 9001.
Ao implementar a ISO 9001, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar as mudanças que a certificação acarreta.
Um sistema de gestão da qualidade permite a melhoria contínua dos dos processos de sua organização. Por sua vez, ela aumenta a capacidade de suas operações no atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.
Ao melhorar os sistemas de gestão da qualidade de sua organização, sua lucratividade pode aumentar. Demonstrar um compromisso real com a qualidade dos produtos e serviços pode transformar a sua cultura corporativa, pois os funcionários passam a entender a necessidade de melhoria contínua.
A certificação ou simplesmente a implementação permite que sua organização demonstre elevados níveis de qualidade do serviço ao participar de licitações para contratos, por exemplo. Um certificado válido da ISO 9001 demonstra que a organização segue os princípios de gestão da qualidade internacionalmente reconhecidos.
Espero que tenham gostado do primeiro post deste blog.
Ao longo do tempo, vou abordar todos os requisitos relacionados a ISO 9001:2015. Vai ser uma interpretação da norma.
Até mais!!! :)
Comments